Assistente para Novo cliente de serviços da Web: Especificar informações sobre o cliente de serviços da Web
Consulte também
O assistente para Novo cliente de serviços da Web cria um novo cliente de serviços da Web. Para abrir o assistente para Novo cliente de serviços da Web, clique com o botão direito do mouse em um aplicativo da Web ou Java, escolha Novo > Arquivo/Pasta e selecione Cliente de serviços da Web na categoria Serviços da Web.
Na página Especificar informações de cliente de serviços da Web, você deve definir as seguintes propriedades:
- Defina o nome do arquivo WSDL do serviço da Web:
- Projeto. Especifica um projeto aberto no qual o serviço da Web está definido. Clique em Explorar para localizá-lo no IDE.
- Arquivo local.Especifica um arquivo WSDL no seu sistema de arquivos local. Clique em Explorar para localizá-lo no sistema de arquivos.
- URL WSDL.Especifica a URL de um arquivo WSDL do serviço da Web em execução. Se você for usar um servidor proxy, deve clicar em Configurações de proxy e definir o número da porta e o host do proxy, caso contrário o IDE não poderá fazer o download do arquivo WSDL.
- Pacote. Especifica o pacote no qual serão gerados os stubs cliente e outros artefatos. Observe que esse pacote e os arquivos de cliente não poderão ser vistos na janela Projetos porque são gerados cada vez que um projeto é construído e são excluídos ao limpar o projeto. Por padrão, os arquivos dessa natureza são exibidos somente na janela Arquivos e nunca na janela Projetos. Para substituir esse comportamento e exibir os arquivos de cliente na janela Projetos, clique com o botão direito do mouse no nó do projeto na janela Projetos, selecione Propriedades e use o painel Códigos-fonte para adicionar o pacote que contém os arquivos de cliente. O pacote será, então, exibido na janela Projetos. No entanto, tenha cuidado ao criar arquivos nesse pacote, porque o IDE irá gerá-lo novamente quando o projeto for construído e irá excluí-lo quando este for limpo.
- Tipo de cliente. Especifica o tipo de stubs cliente que será criado pelo assistente. Os tipos disponívies dependem da arquitetura do serviço da Web utilizada:
- JAX-WS. (Especificação Java EE 5) Para o consumo de serviços da Web JAX-WS, há um tipo de cliente de serviços da Web, o stub estático gerado pelo IDE. O IDE gera o stub e outros artefatos a partir do arquivo WSDL especificado, empacota-os no arquivo e os implanta. Visto que o JAX-WS não trabalha com descritores de implantação, mas sim usa anotações dentro do código Java, um stub estático gerado por recipiente J2EE, que requer o uso de descritores de implantação, seria desnecessário.
- JAX-RPC. (Especificação J2EE 1.4) Para o consumo de serviços da Web JAX-RPC, há dois tipos de clientes de serviços da Web:
- Stub estático gerado pelo recipiente J2EE. Este tipo está baseado no JSR-109, melhor que o JSR-101 por definir o empacotamento dos serviços da Web nos módulos J2EE padrão, que inclui um novo descritor de implantação e define os serviços da Web que serão implementados como servlets ou Beans de sessão. Esse é o tipo recomendado e portável (através da especificação J2EE 1.4). Ao escolher esse tipo, o IDE adiciona informações de implantação nos respectivos descritores e o recipiente gera o stub e outros artefatos.
- Stub estático gerado pelo IDE. Esse tipo está baseado no JSR-101, que define o mapeamento de WSDL para Java e vice-versa. Também define uma API de cliente para chamar um serviço da Web remoto e um ambiente do tempo de execução no servidor para hospedar um serviço da Web. Esse tipo não é portátil. Ao escolher esse tipo, o IDE gera o stub e outros artefatos, empacota-os no arquivo e os implanta.
- Consulte também
- Sobre serviços da Web
Notificações legais