Na janela Projetos, localize a classe para o Bean, expanda o nó e clique com o botão direito do mouse em Padrões Bean.
No menu pop-up, escolha Adicionar >
ou Adicionar > .
É exibida a caixa de diálogo Novo padrão de propriedade ou Novo padrão de propriedade indexada, permitindo que você personalize o código a ser gerado para a propriedade.
Digite um nome para a propriedade. O nome deve ser um identificador Java válido.
Quando a propriedade é gerada, get é adicionado como prefixo ao nome da propriedade para o método "getter" e set é adicionado como prefixo ao método "setter". Para propriedades booleanas, o IDE adiciona is ao nome da propriedade para o método "getter".
Na caixa de combinação Tipo, selecione o tipo de propriedade na lista, ou digite um identificador de classe.
Na caixa de combinação Modo, selecione Somente leitura para gerar um método "getter", Somente escrita para gerar um método "setter" ou Leitura/Escrita para gerar ambos.
Selecionar ou as duas opções, se aplicável.
A utilidade dessas opções é aumentada, se você também selecionar a opção Gerar suporte à alteração de propriedades, como descrito na etapa 7.
Selecione qualquer combinação dessas opções na caixa de diálogo Novo padrão de propriedade.
Gerar campo. Gera um campo privado com o mesmo nome e o mesmo tipo que a propriedade.
Gerar instrução de retorno. Insere código no corpo do método "getter" que retorna o campo, como return myProperty;
Gerar instrução de definição. Insere o código no corpo do método "setter" que define o valor do campo de propriedade para o valor do parâmetro de "setter".
Gerar suporte à alteração de propriedade. Gera todos os códigos necessários para disparar PropertyChangeEvents para propriedades vinculadas e VetoableChangeEvents para propriedades restringidas. O código para declarar e inicializar o objeto de suporte de alteração de propriedade também é gerado.
Se você estiver criando uma propriedade indexada, cada método "getter" e "setter" gerado com essas quatro opções inclui um parâmetro para o ídice do elemento a ser lido ou escrito. Além disso, você pode selecionar Opções não indexadas para gerar métodos "getter" e "setter" que aplicam todos os elementos à matriz.
Clique em OK para gerar os métodos de propriedade de componente para a classe selecionada.