Semelhante aos comandos para compilação e execução, os comandos de depuração se baseiam em várias informações, tal como a localização dos códigos-fonte, a localização das classes compiladas e de outros itens na classpath, e o nome da classe principal do projeto.
Em , o IDE não "conhece" nenhum desses itens. Quando você executa um comando no IDE (tal como Build Project), o IDE simplesmente chama um destino no script de construção e permite que o script manipule o comando. Portanto, para que a depuração funcione, você também precisa ter um destino de script de construção para depuração. O IDE fornece algumas tarefas Ant personalizadas que funcionam com o depurador e que também podem gerar um destino de depuração básico, que tenta preencher detalhes importantes com base em outros destinos do script.
Para configurar a depuração em um projeto de forma livre, é necessário fazer o seguinte:
Certifique-se de que as classes são compiladas com informações de depuração incluídas. Por exemplo, você talvez faça isso no destino compile do script de construção incluindo o argumento debug="true" na tarefa <javac>.
Se a saída de um projeto de forma livre estiver na classpath de outro projeto, mapeie os pacotes de código-fonte do projeto de forma livre para as suas saídas. Isso garante que você possa usar o depurador para entrar nos códigos-fonte do projeto quando inicia uma sessão de depuração em um projeto que possui uma dependência no projeto de forma livre. É possível fazer isso no painel Saída da caixa de diálogo Propriedades do projeto do projeto de forma livre. Para abrir a caixa de diálogo Propriedades do projeto, clique com o botão direito do mouse no nó do projeto na janela Projetos e escolha Propriedades.