Arquivos de camada (layer.xml) são arquivos XML pequenos fornecidos por módulos, que definem um sistema de arquivos virtual. O arquivo de camada define pastas e arquivos que serão mesclados no sistema de sistema de arquivos que constitui as informações de configuração de tempo de execução usadas pela plataforma do NetBeans e de seus derivados (como o IDE).
Arquivos de camada ajudam a instalação dinâmica de módulos. Os componentes do IDE cujo conteúdo é composto de pastas no sistema de sistema de arquivos aguardam alterações em pastas e arquivos em um arquivo de sistema. Se um módulo for adicionado ao tempo de execução, o sistema de sistema de arquivos dispara alterações; a interface de usuário nota que o conteúdo da pasta foi alterado e atualizada a interface de usuário para refletir as alterações.
Se você criar o módulo usando um modelo de projeto de módulo, já haverá um XML de camada no módulo e você poderá expandir o nó para ele em Arquivos importantes no projeto do módulo para ver e modificar o conteúdo. A forma em que é declarado é simples:
OpenIDE-Module-Layer: com/foo/mymodule/resources/layer.xml
Assim como o modelo de projeto de módulo fornece um arquivo layer.xml, os modelos de arquivo de módulo fornecem entradas dos arquivos de camada. Por exemplo, quando você usa um modelo de arquivo para criar uma nova ação ou para que o IDE reconheça um novo tipo de arquivo, o IDE registra automaticamente os novos itens no arquivo de camada.
Você pode utilizar o navegador de sistema de arquivos de sistema para melhorar o arquivo layer.xml ou pode fazê-lo manualmente usando o auto-completar de código no Editor de código.