Um servidor consiste em um computador que serve aplicativos. Qualquer computador pode se transformar em um servidor se tiver instalado um software de servidor e estiver conectado à Internet. O IDE dá suporte a muitos servidores.
Um servidor de aplicativos J2EE, conhecido também como recipiente J2EE, é qualquer servidor completamente compatível com a plataforma J2EE 1.4. Ao contrário de um servidor da Web regular, um servidor de aplicativos executa aplicativos empresariais, módulos de Enterprise Bean e serviços da Web completos. Também pode usar Beans de entidade com persistência gerenciada por recipiente (Container-Managed Persistence - CMP) para manipular as comunicações com banco de dados.
O IDE dá suporte aos seguintes servidores de aplicativos:
Este servidor e suas bibliotecas podem ser usados para realizar as seguintes atividades:
Antes de implantar um aplicativo empresarial, aplicativo da Web, JSP, servlet ou módulo EJB, o servidor ao qual fará implantação precisa ser registrado com o IDE. Quando um servidor estiver registrado com o IDE, suas bibliotecas estarão disponíveis para produção, para implantação ou para ambas. Em versões do IDE oferecidas somente com o servidor Web Tomcat, este servidor encontra-se automaticamente registrado no IDE. Em versões do IDE oferecidas somente com o servidor Web Tomcat e com o servidor de aplicativos Sun Java System, ambos servidores encontram-se automaticamente registrados no IDE. Todos os outros servidores devem ser registrados por você.
Quando um servidor estiver registrado com o IDE, o seu nó poderá ser visto na janela Tempo de execução no nó Servidores. Ao criar um projeto no assistente para Novo projeto, você pode selecionar o servidor no qual deseja implantar seu aplicativo. Após criar o aplicativo, você pode alterar o servidor clicando com o botão direito do mouse no projeto, escolhendo Propriedades, clicando em Executar e selecionando um servidor diferente.