Os gerenciadores de layout permitem que você controle o arranjo dos componentes visuais em formulários de GUI determinando o tamanho e a posição de componentes dentro de recipientes. Isso é realizado pela implementação da interface LayoutManager.
Por padrão, novos formulários criados com o Construtor de GUI usam um paradigma de FreeDesign que permite que você desenha o formulário usando linhas de guia visuais que sugerem automaticamente o melhor alinhamento e o espaçamento dos componentes. Enquanto você trabalha, o Construtor de GUI converte as decisões de design em uma IU funcional sem requerer que você especifique um gerenciador de layout. Uma vez que FreeDesign emprega um modelo de layout dinâmico, sempre que você redimensionar o formulário ou mudar locais, a GUI ajusta-se para incluir alterações sem alterar as relações entre componentes.
Se estiver trabalhando com formulários criados em versões anteriores do IDE ou desejar que o formulário seja compatível com as classes Java padrão, por exemplo, você pode especificar um gerenciador de layout para os formulários.
Você pode escolher os seguintes gerenciadores de layout no IDE:
"FlowLayout" () arranja componentes em um recipiente como palavras em uma página. Ele preenche a linha de cima da esquerda para a direita até não caberem mais componentes, continuando da mesma forma em cada linha sucessiva.
"BorderLayout" () arranja componentes ao longo das bordas ou no centro do recipiente. Usando "BorderLayout", você pode colocar componentes em cinco posições possíveis: norte, sul, leste, oeste e centro, correspondendo às áreas superior, inferior, bordas direita e esquerda e interior.
"GridLayout" () coloca componentes em uma grade de células de tamanho igual, adicionando-lhes a grade da esquerda para a direita e de cima para baixo.
"GridBagLayout" () é potente gerenciador de layout que oferece controle preciso sobre todos os aspectos do layout, mesmo quando o recipiente é redimensionado, usando um complexo conjunto de propriedades de componentes chamado "restrições". É principalmente útil para aplicativos Java de multiplataforma, uma vez que permite que você crie um layout de forma livre que mantém uma aparência constante nas plataformas.
"GridBagLayout" coloca componentes em uma grade de linhas e colunas em que células de grade não precisam ser do mesmo tamanho. Além disso, os componentes podem abranger múltiplas linhas, colunas, ou ambas. Para obter mais informações sobre o uso de "GridBagLayout", consulte Usando o personalizador de GridBag .
"CardLayout" () oferece uma forma de gerenciar dois ou mais componentes que ocupam a mesma área de exibição. Ao usar "CardLayout", cada componente é como uma carta em um baralho, onde todas as cartas têm o mesmo tamanho e somente a carta no alto é visível por vez. Como os componentes compartilham o mesmo espaço de exibição, no tempo de design é necessário selecionar componentes individuais usando a janela Inspetor.
"BoxLayout" () permite que múltiplos componentes sejam arranjados vertical ou horizontalmente, mas não ambos. Componentes gerenciados por "BoxLayout" são arranjados da esquerda para a direita ou de cima para baixo, na ordem que são adicionados ao recipiente. Os componentes em "BoxLayout" não são levados para uma segunda linha ou coluna quando mais componentes são adicionados ou mesmo quando o recipiente é redimensionado.
"AbsoluteLayout" () é um gerenciador de layout especial do IDE que permite que componentes sejam colocados exatamente onde você deseja no formulário, movidos no IDE e redimensionados usando as bordas de seleção. É especialmente útil para criar protótipos, uma vez que não há limitações formais e não é necessário inserir qualquer configuração de propriedade. No entanto, não é recomendável para aplicativos de produção, uma vez que locais fixos e tamanhos de componentes não se alteram com o ambiente.
"Null Layout" () é usado para projetar formulários sem um gerenciador de layout. Como o "AbsoluteLayout", é útil para criar protótipos rápidos, mas não é recomendável para aplicativos de produção, uma vez que locais fixos e tamanhos de componentes não se alteram quando o ambiente é alterado.