As etapas seguintes mostram como criar um arquivo de marca em um aplicativo da Web. Após criar um arquivo de marca, use o auto-completar de código no Editor de código para especificar os atributos, o corpo e o comportamento da marca.
Para criar um arquivo de marca:
Na janela Projetos ou Arquivos, clique com o botão direito do mouse no nó do projeto.
No menu pop-up, escolha Novo > Arquivo/Pasta.
Em Categorias, selecione Web. Em Tipos de arquivos, selecione Arquivo de marca. Clique em Próximo.
Digite o nome do arquivo de marca.
Digite a pasta onde serão colocados seus arquivos de marcas. Por padrão, são criados em WEB-INF/tags.
Selecione o tipo de arquivo de marca que deseja criar:
Arquivo de marca (sintaxe padrão). Os arquivos de marcas escritos com a sintaxe JSP padrão normalmente apresentam a extensão .tag.
Arquivo de marca (sintaxe XML). Os arquivos de marcas escritos com a sintaxe de documento XML normalmente apresentam a extensão .tagx. Dois exemplos das vantagens que a sintaxe de documento XML apresenta em relação à sintaxe JSP padrão são:
É possível editar, verificar e exibir os arquivos na sintaxe de documento XML com ferramentas XML aptas, como o Editor de código do IDE.
Os arquivos podem ser transformados em sintaxe de documento XML com as ferramentas XSLT, como o comando Transformação XML do IDE.
(Opcional) Clique na caixa de seleção Criar como um segmento de um arquivo de marca. Um segmento consiste em um arquivo que contém um fragmento de texto do arquivo de marca para inclusão em arquivos de marcas. Os segmentos de marca apresentam normalmente a extensão .tagf.
(Opcional) Clique na caixa de seleção Adicionar arquivo de marca ao descritor de biblioteca de marcas se desejar que o IDE crie entradas em um arquivo TLD para o arquivo de marca. Se clicar nesta caixa de seleção, um arquivo TLD deve estar disponível. Caso contrário, crie um antes.
Se clicou na caixa de seleção Adicionar arquivo de marca ao descritor de biblioteca de marcas, adote o seguinte procedimento:
Clique em Explorar para selecionar o descritor de bibliotecas de marcas (arquivo TLD) para seu arquivo de marca. Por padrão, os arquivos TLD estão na pasta WEB-INF/tlds.
Digite o nome da marca. Este será o nome usado no arquivo JSP para fazer referência ao arquivo de marca.
Clique em Finalizar.
O IDE cria um arquivo de marca que está em conformidade com a especificação JSP 2.0.
Um arquivo de marca é executado quando o arquivo JSP no qual está definido é implantado. Os pontos de interrupção podem ser definidos no arquivo de marca. Assim, quando o arquivo JSP for depurado, o arquivo de marca também será depurado.
Para obter mais informações sobre a criação e o uso de bibliotecas de marcas, consulte JavaServer Pages Specification disponível em