Sobre a tecnologia JavaServer Pages

Consulte também

A tecnologia JavaServer PagesTM, cuja abreviatura é JSP, oferece um forma simples e rápida de criar páginas e aplicativos da Web que exibem conteúdo gerado dinamicamente. Tal conteúdo inclui HTML, DHTML, XHTML e XML. Uma página JSP descreve, essencialmente, como processar uma solicitação para a criação uma resposta.

Uma página JSP é um componente J2EETM do servidor baseado em texto. Tal componente é executado em um recipiente instalado em um servidor da Web ou em um servidor de aplicativo ativado pela Web. O recipiente JSP entrega solicitações de um cliente à uma página JSP e respostas de uma página JSP ao cliente. Durante a compilação de uma página JSP, o recipiente traduz dinamicamente a fonte JSP para uma classe JavaTM que implementa a interface javax.servlet.Servlet.

Um página JSP se parece a uma página HTML ou XML padrão, com elementos de diretiva, de script e de ação adicionais, que o mecanismo JSP processa e desmonta. Normalmente, os elementos JSP criam textos inseridos em páginas de resultados.

Há três tipos diferentes de páginas JSP:

Páginas JSP padrão. As páginas JSP padrão são escritas com a sintaxe JSP padrão. As páginas JSP padrão usam normalmente a extensão .jsp.

Documentos JSP. Os documentos JSP são escritos com a sintaxe de documento JSP, que é o XML válido. Os documentos JSP apresentam normalmente a extensão .jspx. Dois exemplos das vantagens que os documentos JSP apresentam em relação às páginas JSP são:

Segmentos JSP. Um segmento é um arquivo que contém um fragmento de texto JSP para inclusão em páginas JSP padrão e documentos JSP. Os segmentos JSP apresentam normalmente a extensão .jspf.

Para obter mais informações sobre filtros, consulte JavaServer Pages Specification disponível em

.

Consulte também
Sobre a sintaxe JSP
Sobre a codificação de caracteres JSP
Criando um arquivo JSP
Compilando um arquivo JSP
Exibindo um servlet do JSP

Notificações legais