O painel Bibliotecas permite que você registre as bibliotecas em um dos vários caminhos de classe do projeto, bem como definir a plataforma Java de destino na qual todos os arquivos fonte são compilados e executados. Para abrir a caixa de diálogo Propriedades do projeto J2SE padrão, clique com o botão direito do mouse em qualquer
nó e escolha Propriedades.
Você pode configurar as classpaths do projeto:
Classpath de compilação.
Classpath de tempo de execução.
Classpath de compilação de teste de JUnit.
Classpath de tempo de execução de teste de JUnit.
Use os botões no lado direito do painel para adicionar, remover e alterar a ordem dos elementos da classpath. Você pode adicionar o seguinte:
Arquivo JAR. Um arquivo de armazenamento Java em qualquer local do sistema.
Biblioteca. Uma coleção de arquivos binários, arquivos fonte e arquivos Javadoc.
Projeto. A saída de construção, os arquivos fonte e os arquivos Javadoc de outro projeto do IDE.
Observações:
Se um arquivo JAR com código-fonte e documentação do Javadoc anexados estiver registrado em um projeto como um membro de uma biblioteca de classe Java, você pode simplesmente adicionar o arquivo JAR à classpath e o IDE localizará a documentação do Javadoc e o código-fonte automaticamente. Adicionar uma biblioteca de classe Java em vez de um arquivo JAR normal também torna mais fácil para os desenvolvedores com quem você compartilha o projeto corrigir referências quebradas à documentação do Javadoc e ao código-fonte.
Adicionar um
à classpath de um projeto padrão não causa qualquer efeito, a não ser que você também declare as saídas de construção do projeto de forma livre na página Saída da caixa de diálogo Propriedades do projeto.
Por padrão, os códigos-fonte compilados do projeto e tudo o que há na classpath de compilação também estão na classpath de tempo de execução.
Por padrão, os arquivos de teste compilados do projeto e tudo o que há na classpath de compilação de teste também estão na classpath de tempo de execução de teste.