Por padrão, o IDE ignora a variável CLASSPATH do ambiente toda vez que executa Ant. Para o script de construção para usar tarefas personalizadas, é necessário adicionar as tarefas ao classpath de Ant no IDE.
Você pode adicionar tarefas personalizadas ao classpath de Ant dentro do IDE ao:
Se não conseguir declarar uma classpath no script de construção, ou se estiver usando scripts de construção de terceiros que não consegue alterar, você pode adicionar as tarefas à classpath de Ant no IDE. Clique na janela Opções, clique em Miscelânea no painel esquerdo da janela e expanda o nó de Ant. Use a seção Classpath para gerenciar a classpath de Ant.
O uso de uma classpath explícita é o método recomendável, uma vez que garante que os scripts de construção serão totalmente portáteis. Você pode escrever as tarefas e incluir instruções para compilá-las e produzir um arquivo JAR no arquivo de construção. Para usar essas tarefas, inclua a forma longa de taskdef, que inclui uma classpath. Segue-se um exemplo desse tipo de tarefa.
A vantagem deste método é que não há necessidade de uma preparação especial para começar a usar o script. O script é totalmente independente e portátil. Este método também facilita desenvolver tarefas dentro do IDE, uma vez que o script as compila automaticamente.
Para tornar os scripts de construção ainda mais robustos, use uma propriedade em vez de um local inserido no código para especificar a classpath para as tarefas. Você pode armazenar a propriedade no próprio script de construção ou em um arquivo ant.properties separado. Em seguida pode alterar a configuração da classpath em todo o script simplesmente alterando o valor da propriedade especificada.