O IDE também contém modelos de projeto de forma livre para as várias categorias de projetos (tais como Java geral, Web e empresarial). Os projetos de forma livre não produzem um script Ant ou mantêm metadados do projeto em outro formato. Em vez disso, esses projetos se baseiam no script Ant existente para fornecer informações para a manipulação do código-fonte do projeto.
A distribuição padrão do IDE contém os modelos de arquivo de forma livre a seguir:
Projetos Java de forma livre podem conter várias pastas da fontes. As relações de classpath e as instruções de manipulação dos diretórios de fontes devem ser manipuladas no script Ant.
Nas propriedades do projeto, você declara as pastas da fontes, a classpath e os arquivos de saída do projeto. Cada raiz da fonte pode ter uma classpath e um arquivo de saída exclusivos. Essas configurações não afetam o conteúdo ou a classpath real do aplicativo. As configurações somente informam ao IDE como manipular o código. Por exemplo, as configurações do caminho de classe informam ao IDE quais classes devem ser disponibilizadas para o auto-completar do código.
Em projetos de forma livre, o IDE se baseia no script Ant para fornecer destinos para todas as ações do IDE, tais como execução, depuração e geração de Javadoc. Se o script Ant não contiver destinos para esses comandos, os comandos serão desativados.
Você pode facilmente escrever destinos de depuração no script Ant ou em um script Ant suplementar. Pode também adicionar um atalho para qualquer um dos destinos do script Ant no menu contextual do nó do projeto na janela Projetos.
Para obter um guia completo de configuração de projetos de forma livre, consulte: