Configurando os descritores de implantação EJB
Consulte também
Os descritores de implantação são arquivos de texto baseados em XML, cujos elementos descrevem como montar e implantar um módulo em um determinado ambiente. Os elementos também contêm informações comportamentais sobre os componentes que não estão diretamente incluídos no código.
Há dois tipos de descritores de implantação para os módulos EJB:
- O descritor de implantação J2EE geral, que define as configurações de implantação em qualquer implementação compatível com J2EE. O descritor de implantação EJB geral denomina-se ejb-jar.xml. O IDE oferece um editor gráfico para o descritor de implantação geral e o atualiza automaticamente ao editar o código.
- O descritor de implantação específico para servidores, que define as configurações de implantação do servidor de aplicativos ao qual está sendo implantado. Para o servidor de aplicativos Sun Java System, o IDE oferece um editor gráfico para descritor de implantação e atualiza automaticamente o descritor de implantação ao editar os arquivos. Para todos os outros servidores de aplicativos, você é que tem de escrever os descritores de implantação específicos para servidores.
Para editar ejb-jar.xml:
- Na janela Projetos, expanda o nó Arquivos de configuração do projeto de módulo EJB.
- Clique duas vezes em ejb-jar.xml para abri-lo no editor gráfico.
O editor gráfico se abre na guia Editor de código. O editor contém uma seção geral sobre detalhes do módulo e uma seção para cada um dos Enterprise Beans do módulo.
- Edite o descritor de implantação conforme necessário. Consulte os tópicos a seguir para obter mais informações:
- (Opcional) Clique em XML na parte superior do editor do descritor de implantação para exibir e editar o código XML do descritor de implantação.
- Escolha Arquivo > Salvar para salvar as alterações.
- Se renomear métodos, interfaces, classes ou campos CMP no editor visual ejb-jar.xml, o IDE atualizará todas as referências a nomes nos arquivos de interface e de classe apropriados.
Para editar sun-ejb-jar.xml:
- Clique duas vezes em sun-ejb-jar.xml para abri-lo no editor gráfico.
O editor gráfico se abre na guia Editor de código. O editor apresenta, à esquerda, uma exibição em árvore do conteúdo do módulo e, à direita, os editores de propriedade de cada item.
- Edite o descritor de implantação conforme necessário. Consulte os tópicos a seguir para obter mais informações:
- Escolha Arquivo > Salvar para salvar as alterações.
- Clique com o botão direito do mouse em sun-ejb-jar.xml e escolha Editar para editar o código-fonte XML do descritor de implantação. Você pode abrir somente neste modo se o arquivo ainda não estiver aberto no editor visual. O Editor de código oferece auto-completar e validação de código para os arquivos XML.
Para editar um descritor de implantação específico para servidores a qualquer outro servidor de aplicativos:
- Clique duas vezes no nó do descritor de implantação.
O IDE abre o código-fonte XML do descritor de implantação no Editor de código.
- Se inserir qualquer erro de sintaxe XML, o IDE alerta você automaticamente. Para ter plena certeza de que as alterações não provocaram nenhum erro, você deve verificar o módulo EJB.
- Consulte também
- Sobre os descritores de implantação
- Sobre a configuração dos módulos EJB
- Configurando os descritores de implantação de aplicativos da Web
- Gerenciando os relacionamentos gerenciados por recipientes
- Verificando um aplicativo empresarial
- Refabricando um Enterprise Bean
Notificações legais