Caixa de diálogo Propriedades do projeto de módulos: Versão da API
Consulte também
Para abrir a caixa de diálogo Propriedades do projeto de módulos, clique com o botão direito do mouse em um projeto de módulo e selecione Propriedades.
A página Versionamento da API contém o seguinte:
- Nome base de código. Exibe o nome que identifica unicamente o módulo. Define OpenIDE-Module no arquivo MANIFEST.MF. Essa linha no arquivo MANIFEST.MF identifica o arquivo JAR como módulo e fornece o seu nome de código. Se expuser as APIs, o nome de código é o que os outros módulos utilizarão para fazer referência ao seu módulo quando declararem uma dependência nele. A convenção padrão é que o nome corresponda à estrutura de pacote do módulo.
- Versão principal do release. Especifica a versão principal no MANIFEST.MF; pode ser em branco ou um inteiro não negativo. Por exemplo, se seu módulo chama-se org.myorg.module, a versão principal será exibida como uma barra inclinada com um número no arquivo MANIFEST.MF: org.myorg.module/1. Isso é útil se seu módulo expuser algumas APIs. Os módulos podem declarar uma dependência em uma determinada versão de especificação do módulo, de maneira que o módulo dependente não será carregado se necessitar a versão 2, mas sim que a versão instalada do seu módulo seja a versão 1. Para módulos sem API exposta ou que sejam comuns e não sofram alterações, a versão principal não é necessária.
- Versão da especificação. Define OpenIDE-Module-Specification-Version no arquivo MANIFEST.MF. Em geral, quando adiciona métodos publicamente disponíveis (parte da API do seu módulo), você aumenta esse número em 0.1, de forma que as versões aumentam em 1.0, 1.1, 1.2, e assim por diante. Conseqüentemente, outros módulos que precisam usar um método ou uma classe introduzida em 1.1 podem manifestar uma dependência em 1.1, deste modo não serão carregados se tal versão não estiver presente.
- Anexar automaticamente versões de implmentação.
- Versão de implementação. Define OpenIDE-Module-Implementation-Version no arquivo MANIFEST.MF. Os módulos manifestam, nos seus arquivos MANIFEST.MF, que pacotes disponibilizarão a outros módulos, na seção public-packages do arquivo nbproject/project.xml. Se seu módulo tenta usar uma classe de um módulo público, mas tal classe não se encontra realmente nos pacotes que o outro módulo declara como seus "pacotes públicos", ele lança um NoClassDefFoundException no tempo de execução.
- Tipo do módulo.
- Regular. Módulo carregado quando a plataforma se inicia.
- Autocarregar. Módulo carregado somente quando outro módulo precisa dele. Por exemplo, um módulo empacotador de bibliotecas é carregado somente quando for necessário para um módulo que depende dele.
- Ancioso. Módulo carregado se todas suas dependências estiverem satisfeitas. Por exemplo, o módulo que proporciona cor aos arquivos do NetBeans depende do módulo que proporciona o editor. Portanto, ao desativar o módulo do editor, o IDE desativa automaticamente o módulo de cor.
- Pacotes públicos. Exibe uma lista de todos os pacotes contidos no diretório de fontes mais qualquer class-path-extensions. Se for marcado, o pacote é incluído na seção public-packages do arquivo nbproject/project.xml.
- Exportar pacotes apenas para amigos. É marcado se e somente se há pelo menos uma entrada na lista abaixo dele. A lista pode incluir as bases do nome de código de outros módulos e está classificada. Se não estiverem vazios, os pacotes são mantidos em friend-packages e os amigos são listados em nbproject/project.xml..
- Símbolos fornecidos. Define OpenIDE-Module-Provides no arquivo MANIFEST.MF.
- Consulte também
- Sobre o desenvolvimento de módulo e a plataforma NetBeans
- Sobre a plataforma NetBeans
Notificações legais