Por padrão, o IDE usa a versão da plataforma J2SE (JDK) com a qual é executado como a plataforma Java padrão para compilação, execução e depuração. Você pode visualizar a versão do JDK do IDE escolhendo Ajuda > Sobre e clicando na guia Detalhe. A versão do JDK é listada no campo Java.
Você pode executar o IDE com uma versão de JDK diferente iniciando o IDE com a opção --jdkhomejdk-home-dir na linha de comando ou no arquivo IDE-HOME/etc/netbeans.conf. Para obter mais informações, consulte Parâmetros de inicialização do IDE.
No IDE, você pode registrar várias plataformas Java e anexar Javadoc e código-fonte a cada plataforma. Por exemplo, se desejar trabalhar com os novos recursos introduzidos no JDK 5.0, execute o IDE no JDK 5.0 ou registre o JDK 5.0 como uma plataforma e anexe o código-fonte e o Javadoc à plataforma.
Em , você pode alternar o JDK de destino na caixa de diálogo Propriedades do projeto. Em , é necessário definir o JDK de destino no próprio script Ant e especificar a versão do código-fonte na caixa de diálogo Propriedades do projeto.
Para registrar uma nova plataforma Java:
Escolha Ferramentas > Gerenciador de plataformas Java na janela principal.
Clique em Nova plataforma e selecione o diretório que contém a plataforma Java. Os diretórios da plataforma Java são marcados com um no seletor de arquivos.
Use as guias Códigos-fonte e Javadoc para anexar na plataforma a documentação do Javadoc e o código-fonte para depuração.
Clique em Fechar.
Para definir a plataforma Java padrão de um projeto padrão:
Clique com o botão direito do mouse no nó raiz do projeto na janela Projetos e escolha Propriedades.
Na caixa de diálogo Propriedades do projeto, selecione o nó Bibliotecas no painel esquerdo.
Escolha a plataforma Java desejada na caixa de combinação Plataforma Java.
Alternar o JDK de destino de um projeto padrão faz o seguinte:
Oferece as novas classes do JDK de destino para o auto-completar de código.
Se disponível, exibe o código-fonte do JDK de destino e a documentação do Javadoc.
Usa os executáveis do JDK de destino (javac e java) para compilar e executar o aplicativo.
Compila o código-fonte nas bibliotecas do JDK de destino.
Se desejar registrar plataformas Java adicionais no IDE, clique no botão Gerenciar plataformas. Clique no botão Adicionar plataforma e navegue para a plataforma desejada.
Para definir a plataforma Java de destino de um projeto de forma livre:
No script Ant, defina o JDK de destino conforme desejado nas tarefas javac, java e javadoc.
Clique com o botão direito do mouse no nó raiz do projeto na janela Projetos e escolha Propriedades.
No painel Códigos-fonte, defina a versão do JDK no qual você deseja executar o aplicativo na caixa de combinação Versão do código-fonte.
Quando você acessa o Javadoc ou o código-fonte das classes do JDK, o IDE procura nas plataformas Java registradas no Gerenciador plataformas Java uma plataforma com um número de versão correspondente. Se nenhum plataforma correspondente for encontrada, será usada a plataforma padrão do IDE.