O principal arquivo de configuração para o Tomcat é server.xml
. Ele fornece informações de configuração para os componentes do Tomcat e especifica informações de implantação para o servidor. Para aplicativos da Web simples, não é necessário editar o arquivo server.xml
, porque o IDE faz automaticamente as alterações necessárias. A maior parte das edições no arquivo de configuração do servidor pode ser realizada editando as propriedades do nó do servidor Web Tomcat, ou usando comandos de menu na janela Projetos, janela Arquivos e janela Tempo de execução.
Em geral, a edição é necessária apenas para configuração avançada, como configurar autenticação com base no JNDI ou em pesquisas no banco de dados. Para obter mais informações sobre configuração do Tomcat, consulte:
Pode-se localizar o arquivo server.xml em dois lugares. Normalmente, você edita o arquivo server.xml que está no diretório tomcat-installation-dir/conf. No entanto, se a folha de propriedade do nó do servidor mostrar um caminho para o diretório base que seja diferente do caminho para a pasta base, é necessário editar o arquivo server.xml que está no diretório base-dir/conf.
Você pode editar o arquivo server.xml que está no diretório base-dir/conf usando a Ferramenta de administração do servidor Web Tomcat ou o Editor de código. É recomendável que somente usuários avançados editem o arquivo server.xml no Editor de código.
Para editar o arquivo server.xml no Editor de código:
![]() |
Tenha em mente que a edição manual do arquivo server.xml é de sua responsabilidade; o IDE não corrige danos no arquivo server.xml . Recomenda-se enfaticamente que você crie uma versão de backup do arquivo server.xml de trabalho antes de editá-lo manualmente. |