Sobre os Enterprise Beans
Consulte também
Escrito na linguagem de programação de Java, um Enterprise Bean é um componente do servidor que encapsula a lógica empresarial de um aplicativo. A lógica empresarial é o código que satisfaz as determinações do aplicativo. Em um aplicativo de controle de estoque, por exemplo, os Enterprise Beans podem implementar a lógica empresarial nos métodos chamados checkInventoryLevel e orderProduct. Executando estes métodos, os clientes remotos podem acessar os serviços de estoque oferecidos pelo aplicativo.
Os Enterprise Beans oferecem as seguintes vantagens no desenvolvimento de grandes aplicativos distribuídos:
- Pelo fato de o recipiente EJB oferecer serviços no sistema aos Enterprise Beans, os desenvolvedores de Bean podem concentrar-se em resolver os problemas empresariais. O recipiente EJB, e não o desenvolvedor de Bean, é responsável por serviços do sistema tais como gerenciamento de transações e autorizações de segurança.
- Pelo fato de os Beans, e não de os clientes, conterem a lógica empresarial do aplicativo, o desenvolver do cliente pode dar enfoque à apresentação do cliente. O desenvolvedor do cliente não tem que codificar as rotinas que implementam as regras empresariais ou que acessam os bancos de dados.
- Pelo fato de os Enterprise Beans serem componentes portáveis, o montador de aplicativo pode construir novos aplicativos a partir de Beans existentes. Estes aplicativos podem ser executados em qualquer servidor Java EE compatível desde que usem as APIs padrão.
Você pode desenvolver os seguintes tipos de Enterprise Beans:
- Beans de sessão. Realiza tarefas para um cliente e implementa serviços da Web.
- Beans de entidade. No aplicativos do J2EE 1.4, Bean de entidade são usados para representar um objeto de entidade empresarial que existe em armazenamentos persistentes. Nos aplicativos do Java EE 5, usam-se entidades em vez Beans de entidades.
- Beans controlados por mensagem. Age como ouvintes da API do Java Message Service, processando mensagens de forma assíncrona.
- Consulte também
- Criando um projeto de módulo EJB
- Criando um Enterprise Bean
- Definindo um método empresarial
- Construindo um módulo EJB
- Implantando um módulo EJB
Notificações legais