O IDE fornece assistentes para agrupar vários itens de suporte com o módulo. O uso desses assistentes significa que você pode simplesmente apontar e clicar nos itens que deseja incluir e, em seguida, o IDE fará todo o trabalho para você.
Você pode usar assistentes para agrupar rápida e facilmente os seguintes itens com o módulo:
Bibliotecas. Para agrupar uma biblioteca de classes, de modo que apareça no Gerenciador de bibliotecas do usuário, é necessário um descritor de biblioteca J2SE.
Um descritor de bibliotecas J2SE é um arquivo XML que, quando registrado no arquivo layer.xml, adiciona uma nova biblioteca de classe ao gerenciador de bibliotecas do IDE. Sempre que o módulo que contém a biblioteca estiver ativado, a biblioteca estará presente no Gerenciador de bibliotecas. Por exemplo, o suporte Struts oferece as bibliotecas do Struts no Gerenciador de bibliotecas.
Para ver um exemplo de um quadro onde pode ser criado um descritor de bibliotecas J2SE, consulte
Modelos de projetos. Modelos de projetos são utilizados quando usuários começam a criar seus próprios projetos. Por exemplo, no IDE, um usuário escolhe o modelo de projeto Aplicativo da Web no assistente para Novo projeto. O IDE cria, então, um projeto que compreende um arquivo JSP, um arquivo web.xml, um arquivo de implantação específico para servidores e metadados do projeto dentro de uma estrutura específica útil para projetos de aplicativo da Web.
Para ver um exemplo de criação de um módulo que registra um novo modelo de projeto, consulte
Modelos de projetos. Modelos de projetos que ilustram alguns aspectos da funcionalidade do projeto são com freqüência fornecidos por módulos que introduzem uma nova tecnologia no IDE. Por exemplo, no diretório Exemplos no assistente para Novo projeto, foi incluído um jogo de anagrama para demonstrar a funcionalidade do J2SE. Uma amostra é uma espécie de modelo de projeto; tem o mesmo comportamento que um modelo de projeto, mas é utilizada para fins diferentes.
Para ver um exemplo de criação de um módulo que registra uma nova amostra de projeto, consulte
URLs da central de atualizações privada. Quando você agrupa a URL em uma central de atualizações privada, você ajuda outros usuários, porque não precisarão registrar manualmente sua central de atualizações. Em vez disso, quando você instala seu modelo, sua central de atualizações será declarada automaticamente no assistente para Central de atualizações. Como resultado, quando os usuários forem para Ferramentas > Central de atualizações, verão imeditamente a central de atualizações na lista Selecionar central(is) de atualizações a conectar. Uma declaração da central de atualizações consiste na URL para o descritor de atualização automática e em um nome de exibição.
Conjuntos da ajuda JavaHelp. O IDE fornece vários conjuntos da ajuda JavaHelp. Você pode adicionar seu próprio, ou, se estiver criando um aplicativo com apoio na Plataforma NetBeans, pode fornecer um conjunto de ajuda especificamente para seu aplicativo. (Você também pode ocultar conjuntos de ajuda fornecidos por outros módulos.) Os arquivos necessários para um conjunto da ajuda JavaHelp podem ser gerados para você pelo IDE. O registro do conjunto de ajuda no IDE$ também pode ser automatizado. Como resultado, não é necessário pensar sobre questões infra-estruturais, de modo que você pode concentrar seu tempo e sua energia no conteúdo do conjunto da ajuda.
Licença. Com a criação de qualquer software, há com freqüência uma necessidade de que o software tenha uma licença de software. O suporte do IDE para a criação de módulos permite que você adicione uma licença ao módulo que está sendo criado.