Alterando o tipo do cliente de serviços da Web JAX-RPC
Consulte também
Para serviços da Web JAX-RPC (especificação J2EE), dois tipos de clientes de serviços da Web podem ser criados no assistente para Cliente de serviços da Web:
- Stub estático gerado pelo recipiente J2EE. Este tipo está baseado no JSR-109, melhor que o JSR-101 por definir o empacotamento dos serviços da Web nos módulos J2EE padrão, que inclui um novo descritor de implantação e define os serviços da Web que serão implementados como servlets ou Beans de sessão. Esse é o tipo recomendado e portável (através da especificação J2EE 1.4). Ao escolher esse tipo, o IDE adiciona informações de implantação nos respectivos descritores e o recipiente gera o stub e outros artefatos.
- Stub estático gerado pelo IDE. Esse tipo está baseado no JSR-101, que define o mapeamento de WSDL para Java e vice-versa. Também define uma API de cliente para chamar um serviço da Web remoto e um ambiente do tempo de execução no servidor para hospedar um serviço da Web. Esse tipo não é portátil. Ao escolher esse tipo, o IDE gera o stub e outros artefatos, empacota-os no arquivo e os implanta.
- Se um serviço da Web for consumido em um aplicativo Java, nenhum servidor J2EE será usado. O aplicativo será executado como um processo JVM independente e seus parâmetros JVM serão configurados por projeto. Portanto, o stub estático gerado por recipiente J2EE não se aplica aos aplicativos Java e não estará disponível no menu Tipo de cliente.
Após criar um cliente de serviços da Web, poderá ser necessário alterar o tipo. Por exemplo, você pode ter criado o cliente para implantá-lo no servidor de aplicativos Sun Java System e depois resolveu implantá-lo no servidor Web Tomcat. Como o servidor Web Tomcat não é um recipiente J2EE, pode ser necessário alterar o tipo de cliente de stub estático gerado por recipiente J2EE para stub estático gerado pelo IDE.
Para alterar o tipo do cliente de serviços da Web:
- Em project.xml, altere jsr-109_client para jaxrpc_static_client.
- Feche e reabra o projeto. Isso gerará novamente o arquivo build-impl.xml, usando o arquivo project.xml alterado.
- Limpe e crie o projeto. Durante a criação, o arquivo alterado build-impl.xml promove a criação de stubs.
- Exclua as operações que o IDE criou e recrie-as (Recursos do cliente de serviço da Web > Chamar operação de serviço da Web).
Na janela Arquivos, encontre a pasta build e localize o pacote do cliente. O pacote do cliente agora deve conter mais arquivos que antes. Os arquivos adicionais são os stubs do cliente que o IDE gerou nas etapas acima.
- Consulte também
- Sobre serviços da Web
Notificações legais