O Gerenciador de plataformas do NetBeans é uma ferramenta para registrar diferentes plataformas NetBeans com o IDE. Uma plataforma NetBeans pode ser uma instalação da Plataforma NetBeans ou uma instalação do NetBeans IDE. O Gerenciador de plataformas do NetBeans lista todos os registros das plataformas NetBeans do painel esquerdo e a plataforma que o IDE usa atualmente como padrão.
Você pode abrir o Gerenciador de plataformas do NetBeans escolhendo Ferramentas > Gerenciador de plataformas do NetBeans.
O Gerenciador de plataformas do NetBeans permite que você exiba, selecione ou registre o que se segue:
Plataforma. Permite que você registre uma nova plataforma NetBeans. Uma plataforma NetBeans pode ser Plataforma NetBeans, NetBeans IDE ou qualquer produto derivado. Após registrar uma plataforma NetBeans, associe-a a um projeto de módulo na página Bibliotecas.
Módulos. Permite que você exiba módulos disponíveis da plataforma registrada.
Códigos-fonte. Permite que você registre o código-fonte de uma plataforma na guia Códigos-fonte. Se registrar os códigos-fonte, não é necessário registrar o Javadoc separadamente porque o Javadoc está incluído nos códigos-fonte. Tanto o arquivo ZIP que contém os códigos-fonte quanto a pasta raiz descompactada podem ser registrados na guia Códigos-fonte. Você pode fazer o download dos códigos-fonte do NetBeans no
Javadoc. Permite que você registre a documentação do Javadoc de uma plataforma na guia Javadoc. O Javadoc está disponível na Central de atualizações. Escolha Ferramentas > Gerenciador de módulos e clique em Atualizar.
Harness. Permite que você registre ou selecione um "harness" de construção alternativo. Com um "harness" de construção, você pode construir módulos fora da árvore CVS netbeans.org contra um aplicativo baseado no NetBeans — Plataforma NetBeans, NetBeans IDE ou qualquer produto derivado. Por padrão, é utilizado o "harness" fornecido pela instalação do IDE atual. Algumas funcionalidades de construção, como a definição de JDK de destino do projeto de módulo, são suportadas por um "harness", mas não por outro.
Após ter registrado uma plataforma, você poderá configurar um projeto de módulo para que use essa plataforma para implantação. Vá à caixa de diálogo Propriedades do projeto, selecione o nó Bibliotecas e escolha a plataforma adequada na lista suspensa Plataforma NetBeans.