Os servlets são programas do servidor que disponibilizam recursos adicionais oferecidos pela tecnologia Java aos servidores. Proporcionam aos desenvolvedores de Web um mecanismo simples e consistente para estender os recursos de um servidor e para obter acesso a sistemas empresariais existentes. Ou seja, os servlets são programas escritos na linguagem de programação de Java que são executados no servidor. Os servlets podem ser comparados aos programas de Java escritos para o navegador do cliente, isto é, aos miniaplicativos.
Consistem em classes Java que podem ser carregadas dinamicamente em um servidor da Web e executadas por este para estender o conjunto de recursos. São úteis em tarefas que envolvem o processamento de solicitações HTTP. Também são úteis em tarefas que ainda não geram respostas HTTP ou que geram respostas HTTP relativamente simples. Os servlets usam a API javax.servlet.
A tecnologia JSP foi concebida para simplificar o processo de criação de servlets. De fato, a principal função dos servlets é gerar saídas em HTML nos casos em que as partes dinâmicas possam ser encapsuladas. Os servlets são gerados por páginas JSP quando compilados. Em muitos aplicativos, a resposta enviada ao cliente é uma combinação de dados de modelo e dados gerados dinamicamente. Neste caso, é mais fácil trabalhar com páginas JSP do que fazer tudo com servlets.
Para obter mais informações sobre a tecnologia de servlets, consulte Java Servlet Technology Documentation disponível em