Chamar um Enterprise Bean consiste em um processo de obtenção de referências para o Enterprise Bean, de modo que você possa chamar seus métodos. Para chamar métodos de Enterprise Beans, é necessário criar uma instância da interface local ou remota do Bean e, em seguida, chamar métodos da interface.
Você pode gerar automaticamente código de pesquisa para um Enterprise Bean, incluindo qualquer código de configuração do descritor de implantação, ao clicar com o botão direito do mouse em um arquivo Java e escolher Recursos empresariais > Chamar Enterprise Bean. Para obter mais informações, consulte Chamando um Enterprise Bean.
O processo de chamada de um Enterprise Bean difere nos aplicativos Java EE 5 e J2EE 1.4.
Especificação Java EE 5. Use a anotação @EJB para introduzir uma marca de interface. Por conseguinte, basta declarar a interface remota ou local usando um código semelhante ao que se segue:
@EJB
private MyEJBInterface newMyEJB;
Se estiver chamando um Enterprise Bean em um projeto diferente, você também pode adicionar o projeto EJB à classpath do projeto que está chamando o Enterprise Bean.
Especificação J2EE 1.4. Use a pesquisa JNDI para localizar o Bean e recuperar uma instância da interface remota ou local. Cada Enterprise Bean recebe um nome JNDI exclusivo no descritor de implantação. Você utiliza um método de pesquisa semelhante ao que se segue para localizar o Enterprise Bean:
Finalmente, você registra a referência EJB no descritor de implantação do módulo a partir do qual está chamando o Enterprise Bean. Se e onde a referência será adicionada, dependerá do seguinte:
Se a pesquisa for realizada de uma classe de implementação do Enterprise Bean, a referência será adicionada ao Bean correspondente.
Se a pesquisa for realizada de qualquer classe de um aplicativo da Web, a referência será adicionada ao aplicativo da Web.
Se a pesquisa for realizada de uma classe de Java simples de um módulo EJB, nenhuma referência será adicionada. Neste caso, a referência deve ser adicionada manualmente ao Bean que chama a classe de Java simples.
Observações:
Se estiver chamando um Enterprise Bean que se encontra em um e ocorrer um erro no qual o Bean selecionado não se encontra especificado no arquivo de distribuição, você terá que especificar a saída do projeto de módulo EJB. Clique com o botão direito do mouse no nó do projeto de módulo EJB, escolha Propriedades e especifique o arquivo JAR de saída no painel Saída.
O IDE não pode ajudar você a chamar um Enterprise Bean de um projeto de aplicativo da Web de forma livre.
Você pode chamar um Enterprise Bean somente de um projeto de módulo EJB de forma livre se o Enterprise Bean estiver no mesmo projeto.