O descritor de implantação J2EE geral, que define as configurações de implantação em qualquer implementação compatível com J2EE. Descreve o aplicativo empresarial, que componentes usa, como os componentes se relacionam e que recursos utilizam. O descritor de implantação geral de aplicativo empresarial denomina-se application.xml.
O descritor de implantação específico para servidores, que define as configurações de implantação do servidor de aplicativos ao qual está sendo implantado. Para o servidor de aplicativos Sun Java System, o IDE oferece um editor gráfico para descritor de implantação e atualiza automaticamente o descritor de implantação ao editar os arquivos. Para todos os outros servidores de aplicativos, você é que tem de escrever os descritores de implantação específicos para servidores.
As entradas destes arquivos são geradas automaticamente quando você adiciona um módulo ao aplicativo empresarial. Ambos descritores de implantação são arquivos XML armazenados na pasta META-INF do aplicativo empresarial. Ambos arquivos podem ser editados no Editor de código. O arquivo sun-application.xml também pode ser editado em um editor visual, conforme descrito abaixo.
Para editar descritores de implantação do aplicativo empresarial:
Na janela Projetos, localize o projeto e expanda o nó Arquivos de configuração. Senão, não janela Arquivos, expanda a subpasta src/conf do projeto.
Clique duas vezes no nó para abrir o arquivo. O arquivo sun-application.xml se abre no Editor visual sun-application.xml. Para abri-lo no Editor de código, clique com o botão direito do mouse na janela Projetos e escolha Editar.
Edite os elementos. Você pode usar os recursos de auto-completar de código no Editor de código para garantir que os elementos estejam sintaticamente corretos.
(Opcional) Clique com o botão direito do mouse no Editor de código e escolha Validar no menu contextual para verificar se os documentos seguem o esquema XML para descritores de implantação da Web.