Criando um serviço da Web a partir de um arquivo WSDL
Consulte também
Quando você e seus sócios fecham um "acordo" na forma de um arquivo WSDL, é possível usar o IDE para implementá-lo. O arquivo WSDL é um acordo sobre os dados e mensagens que serão trocados e como essas mensagens serão enviadas e recebidas. No IDE, é possível usar o arquivo WSDL para implementar o serviço da Web.
Requisitos empresariais talvez impliquem a necessidade de criar uma descrição de serviço da Web independente de plataforma, como um conjunto de arquivos de esquema XML e WSDL. Com base nessa descrição independente de plataforma, é possível usar as etapas a seguir para gerar os arquivos de implementação . O arquivo WSDL a ser usado nas etapas a seguir pode estar disponível em disco ou por meio de uma URL. Também é possível criar um arquivo WSDL usando o IDE, como descrito em Criando um arquivo WSDL.
-
Para os serviços da Web J2EE, se o arquivo WSDL importar do sistema de arquivos local esquemas, outros arquivos WSDL ou ambos, o serviço da Web só irá funcionar se os esquemas e arquivos WSDL importados forem copiados com antecedência na pasta WEB-INF/wsdl (ou META-INF/wsdl). Caso essa restrição não seja atendida, o compilador do serviço da Web não conseguirá localizar esses arquivos importados no final do procedimento abaixo.
Para criar um serviço da Web a partir de um arquivo WSDL:
- Dependendo da forma de implementação, escolha uma das seguintes opções:
- Na janela Projetos ou Arquivos, clique com o botão direito do mouse no nó do projeto e selecione Novo > Arquivo/Pasta. Na pasta Serviços da Web, escolha Serviços da Web do WSDL.
O assistente para Novo serviço da Web do WSDL se abre.
- Digite o nome do serviço da Web e defina o pacote que conterá o serviço.
- Navegue até um arquivo WSDL no sistema de arquivos.
- Clique em Finalizar.
Para serviços da Web JAX-WS (especificação Java EE 5), o IDE executa a ferramenta wsimport, cujos resultados são os seguintes:
- Um arquivo WSDL é consumido, criado pelo IDE. A parte abstrata é copiada do arquivo original da forma como está, ao passo que a parte concreta é "normalizada" a partir do original. Consulte Sobre o arquivo WSDL para saber mais sobre as definições concretas e abstratas no arquivo WSDL. Por exemplo, um elemento de vinculação SOAP é criado se não estiver presente no arquivo WSDL. O elemento de serviço abstrato também é criado para que seja compatível com a vinculação.
- Uma classe de implementação. As operações encontradas no arquivo WSDL são adicionadas a esta classe.
Para serviços da Web JAX-RPC (especificação J2EE 1,4), o IDE executa a ferramenta wscompile, cujos resultados são os seguintes:
- Um novo arquivo WSDL. A parte abstrata é copiada do arquivo original da forma como está, ao passo que a parte concreta é "normalizada" a partir do original. Consulte Sobre o arquivo WSDL para saber mais sobre as definições concretas e abstratas no arquivo WSDL. Por exemplo, um elemento de vinculação SOAP é criado se não estiver presente no arquivo WSDL. O elemento de serviço também é criado para que seja compatível com a vinculação.
- A interface de ponto de extremidade do serviço (a "interface"), que declara as operações do serviço da Web. No IDE, a classe da interface é identificada pelo nome do elemento portType, definido no WSDL. O IDE preenche automaticamente a interface com uma declaração para cada operação do serviço da Web a partir do arquivo WSDL.
- Uma classe de implementação. As operações encontradas no arquivo WSDL são adicionadas a esta classe. No IDE, uma classe JAX-WS é identificada pelo nome que você especificou no assistente. No IDE, uma classe de implementação JAX-RPC é identificada pelo nome do elemento portType, definido no WSDL com o sufixo "_Impl" (para aplicativos Web) ou "_Bean" (para módulos EJB).
Por padrão, o arquivo WSDL é inserido na pasta WEB-INF/wsdl (ou META-INF/wsdl). A interface e a classe de implementação são inseridas em um pacote dentro da pasta src do projeto (na janela Arquivos) e você pode acessá-las no nó Pacotes de códigos-fonte (na janela Projetos).
- Não é possível adicionar operações a um serviço da Web criado a partir de um arquivo WSDL.
- Consulte também
- Sobre serviços da Web
- Sobre a implementação de serviços da Web
- Criando um serviço da Web a partir de Java
- Criando um arquivo WSDL
Notificações legais