Especificando as tabelas primárias e secundárias
Consulte também
Ao mapear os Beans CMP para o banco de dados, a maioria dos Beans mapeia diretamente para as tabelas, e os campos CMP mapeiam para as colunas da tabela primária ou secundária. Logo que o Bean é mapeado para a primeira tabela, você tem a opção de mapear uma ou mais tabelas secundárias.
Tabelas primárias
A tabela primária é a tabela em que há correspondência em maior grau com o Bean que você está mapeando. Deve selecionar-se uma tabela primária para cada Bean CMP.
Tabelas secundárias
Uma tabela secundária permite mapear campos nos seus Beans diretamente para colunas que não fazem parte da tabela primária. Você pode precisar fazer isto, por exemplo, se os dados que representam um objeto lógico estão divididos entre duas ou mais tabelas.
A tabela secundária é diferente da tabela de relacionamentos. Você usa tabelas secundárias quando quer que colunas de uma outra tabela sejam campos no mesmo Bean. Você usa campos de relacionamento quando existe um relacionamento lógico entre as tabelas. Por exemplo, se quiser que uma linha ou fila completa de uma outra tabela seja um objeto em um único Bean, você terá que mapeá-la com um relacionamento.
A tabela secundária deve estar ligada à tabela primária por uma ou mais colunas, e as linhas associadas destas devem ter os mesmos valores nas duas tabelas. Este vínculo é chamado chave de referência. Normalmente essa chave é uma chave estrangeira na tabela primária.
Configurando tabelas primárias e secundárias no IDE
Para o servidor de aplicativos Sun Java System, você pode configurar as tabelas primárias e secundárias no editor Configuração da Sun. Se você estiver trabalhando na implantação para um servidor de aplicativos diferente, você terá que editar por sua conta os descritores de implantação específicos para servidores.
Para especificar as tabelas primárias e secundárias para um Bean de entidade:
- Na janela Projetos, expanda o nó Arquivos de configuração do módulo EJB e clique duas vezes em sun-cmp-mappings.xml ou sun-ejb-jar.xml.
- Se o arquivo sun-cmp-mappings ou o arquivo sun-ejb-jar.xml estiver aberto no modo texto, você não conseguirá abrir o editor visual. Primeiro você terá que fechar as guias do modo texto no Editor de código.
- No editor Configuração da Sun, expanda o nó Configuração da Sun e selecione o Bean de entidade que você deseja mapear.
- Se for necessário, especifique um esquema de banco de dados para o Bean:
- Clique em Configurações avançadas.
- Selecione o esquema da lista suspensa Esquema de banco de dados. A lista suspensa contém todos os arquivos do esquema do banco de dados (.dbschema) no projeto. Se já foi especificado um esquema, a escolha de um novo esquema remove todos os mapeamentos de campos atuais relativos a esse esquema.
- Selecione a tabela primária na lista suspensa Tabela primária. A lista suspensa exibe todas as tabelas existentes no esquema do banco de dados do Bean.
- Se for necessário, especifique uma tabela secundária qualquer para o Bean:
- Clique em Configurações avançadas.
- Selecione a tabela que vai ser usada como tabela secundária na caixa de combinação. A caixa de combinação lista as tabelas disponíveis no esquema. Quando você seleciona uma tabela secundária, o IDE verifica se há uma chave estrangeira entre as tabelas primárias e secundárias. Se existir uma chave estrangeira entre as tabelas, esta será exibida por padrão como a chave de referência. Se uma chave estrangeira não tiver sido definida para o esquema do banco de dados, você precisará especificar uma chave de referência entre as duas tabelas.
- Na caixa de diálogo, selecione a coluna ou as colunas nas tabelas primárias e secundárias que deseja usar como chave de referência.
- Consulte também
- Definindo um campo CMP
- Gerenciando os relacionamentos gerenciados por recipientes
- Gerando Beans de entidade CMP de um banco de dados
- Obtendo um esquema de banco de dados
- Mapeando um Bean de entidade para um banco de dados
- Mapeando os campos de relacionamento
Notificações legais