Se a plataforma Java estiver definida para JDK 1.5 ou superior, você pode usar as anotações Java no código-fonte ao trabalhar no Editor de código. As anotações Java podem ser usadas no código-fonte para marcar ("anotar") items no código, como pacotes, métodos e campos. A anotação pode ser usada para fornecer metadados adicionais sobre o código anotado, tais como implantação, atributos e dependências de recurso.
As anotações são facilmente reconhecidas no código-fonte porque estão prefixadas com o símbolo @. A seguir encontra-se um exemplo de marcação de um método como o tipo de anotação Override:
@Override public String getDiscountCode() { return this.discountCode; }
Ao usar o IDE para gerar um modelo ou código-fonte, o código gerado pelo IDE pode conter anotações. Por exemplo, se usar o IDE para gerar uma classe de entidade, o IDE gera o seguinte código:
@Entity public class NewEntity implements Serializable { @Id @GeneratedValue(strategy = GenerationType.AUTO) private Long id; }
A anotação @Entity no código é usada para marcar a classe como uma classe de entidade. As anotações @Id e @GeneratedValue são usadas para marcar o campo id. Em classes de entidade, as anotações são freqüentemente usadas, em lugar dos descritores de implantação, para mapear campos para colunas de banco de dados.
Ao usar o auto-completar de código ou os modelos para gerar anotações, o IDE adiciona automaticamente as instruções de importação necessárias para oferecer suporte às anotações.
O recurso de auto-completar de código do IDE pode ser usado para ajudar você a usar as anotações no código-fonte. O auto-completar de código pode sugerir o uso da anotação e gerar as anotações no código-fonte. Se digitar @ e pressionar Ctrl-Barra de espaço, a caixa de diálogo do auto-completar de código se abre e exibe os tipos de anotações disponíveis. O auto-completar de código também pode ser usada para ajudar você a especificar os membros de anotação necessários.