Gerando tabelas do banco de dados na implantação
Consulte também
Ao desenvolver Beans de entidades CMP, se seu único requisito é que os Beans persistam no banco de dados e sem se preocupar com a estrutura do banco de dados, você pode configurar o aplicativo de forma que o banco de dados e os mapeamentos sejam gerados pelo servidor da aplicativos. Neste caso, você pode criar Beans de entidade CMP, os campos dos Beans e os relacionamentos no IDE. Depois você configura o aplicativo de forma a gerar as tabelas do banco de dados e os mapeamentos quando implantar o aplicativo.
- A não ser que você crie Beans de entidade a partir da conexão ao banco de dados, o IDE subentende que você deseja gerar o arquivo sun-cmp-mappings.xml automaticamente. Se criar os Beans de entidades CMP usando o modelo Novo Bean de entidade e configurar os mapeamentos manualmente, seja no editor Configuração da Sun ou manualmente no arquivo sun-cmp-mappings.xml, o IDE ignorará suas configurações e configurará os mapeamentos durante a implantação. Para usar seu próprio arquivo sun-cmp-mappings.xml, adote o seguinte procedimento:
- Gere um Bean de entidade CMP a partir de qualquer banco de dados. Você pode então excluir o Bean. O IDE automaticamente alterna seu projeto para selecionar o arquivo sun-cmp-mappings.xml existente.
- Abra o arquivo nbproject/project.properties do projeto e remova sun-cmp-mappings.xml da propriedade meta.inf.excludes do projeto.
Para gerar as tabelas do banco de dados no tempo de execução:
- Certifique-se de que seus Beans de entidade estejam definidos para usar persistência gerenciada por recipiente e que tenham seus campos CMP e relacionamentos gerenciados por recipiente configurados corretamente.
- Na janela Projetos, expanda Arquivos de configuração e clique duas vezes em sun-ejb-jar.xml para abrir o editor Configuração da Sun.
- Com o nó de nível superior Configuração da Sun selecionado no quadro esquerdo, especifique o nome de JNDI para seu recurso de banco de dados no campo Nome JNDI. Certifique-se de que o nome coincida com o recurso de banco de dados configurado no seu servidor de aplicativos.
- Defina Criar tabela ao implantar como Verdadeiro.
Para evitar um erro na reimplantação do aplicativo, defina Apagar tabela ao desimplantar como Verdadeiro. Outra alternativa é você excluir as tabelas manualmente na janela Tempo de execução do IDE.
- Certifique-se de que o servidor de banco de dados em que você vai gerar as tabelas esteja funcionando. Se estiver usando o servidor PointBase incorporado, escolha Ferramentas > Banco de dados PointBase > Iniciar banco de dados PointBase local.
- Implante o aplicativo clicando com o botão direito no nó do projeto e escolhendo Executar projeto.
O servidor de aplicativos cria uma tabela para cada Bean CMP. Em cada tabela é criada uma coluna para cada campo CMP, e o relacionamento entre as tabelas é gerado tomando como base os relacionamentos entre seus Beans CMP. Você pode ver as tabelas criadas no nó Tabelas da conexão a banco de dados na janela Tempo de execução.
- Consulte também
- Sobre mapeamentos CMP do EJB 2.1
- Definindo um campo CMP
- Mapeando os campos de relacionamento
- Gerando Beans de entidade CMP de um banco de dados
- Configurando os mapeamentos de CMP
- Especificando as tabelas primárias e secundárias
Notificações legais