É possível abrir o editor visual expandindo o nó Arquivos de configuração do projeto na janela Projetos e clicando duas vezes no arquivo sun-ejb-jar.xml ou sun-cmp-mappings.xml. O painel Configuração da Sun do editor visual permite definir as propriedades do recurso CMP e as propriedades do gerenciador de persistência e das mensagens Java. As propriedades adicionais podem ser definidas nas guias configuração da Sun no editor visual.
O editor visual exibe uma árvore no painel esquerdo com os Beans configuráveis exibidos abaixo do nó Configuração da Sun ( ). Estes tipos de Beans podem ser visíveis na árvore:
Bean de sessão. Um Bean de sessão ( ) fornece um serviço a uma determinada sessão do usuário. Um Bean de sessão pode ser de dois tipos: sem estado ou com estado.
Bean de entidade. Um Bean de entidade ( ) representa dados geralmente armazenados em um banco de dados. Cada Bean de entidade representa um conjunto de dados, como os campos de um registro de banco de dados. Há dois tipos de persistência para os Beans de entidade: gerenciada por Bean e gerenciada por recipiente.
Bean de mensagem. O Bean de mensagem ( ) permite aos aplicativos empresariais processar mensagens de maneira assíncrona.
Clique em um nó do Bean para abrir o painel de configuração do Bean selecionado no editor visual. Os painéis de configuração variam de acordo com o tipo de Bean e pode haver várias guias no painel para a configuração de elementos complexos.
Para obter uma lista completa das propriedades configuráveis de todos os tipos de módulos J2EE, consulte "Arquivos do descritor de implantação" no Apêndice A do Guia do desenvolvedor do servidor de aplicativos Sun Java System.
Propriedades da configuração da Sun
O painel Configuração da Sun é onde é possível modificar as propriedades do recipiente dos Beans do EJB. As seguintes propriedades são visíveis no painel Configuração da Sun:
Nome. (opcional) Esse campo contém o nome do módulo.
Propridades do recurso CMP. O recurso CMP especifica o banco de dados a ser usado para o armazenamento dos Beans CMP. O nome JNDI é obrigatório. É possível modificar os seguintes elementos de recurso no editor visual:
Nome JNDI. Especifica o jndi-name absoluto de um recurso JDBC ou de um gerenciador de persistência.
Nome principal padrão do recurso. Especifica o (usuário) principal padrão do recurso.
Senha principal padrão do recurso. Especifica a senha principal padrão do recurso.
Nome do forncedor de banco de dados. Especifica o nome do fornecedor do banco de dados para o qual as tabelas podem ser criadas. Os valores permitidos são db2, mssql, oracle, pointbase e sybase (não diferenciam maiúsculas e minúsculas). Se nenhum valor for especificado, uma conexão será feita ao recurso especificado pelo subelemento jndi-name do elemento cmp-resource no arquivo sun-ejb-jar.xml e o nome do fornecedor do banco de dados será obtido dele. Se a conexão não puder ser estabelecida ou se o valor não for reconhecido, a compatibilidade com SQL-92 será presumida.
Criar tabela ao implantar. Selecione Verdadeiro para criar tabelas do banco de dados para Beans automaticamente mapeados pelo recipiente EJB quando o arquivo JAR do EJB for implantado. Se você selecionar Verdadeiro, será necessário fornecer um nome de fornecedor de banco de dados.
Apagar tabelas ao desimplantar. Selecione Verdadeiro para especificar se as tabelas do banco de dados criadas automaticamente quando o(s) Bean(s) foram implantados na última vez serão suprimidas quando o(s) Bean(s) forem desimplantados.
Propridades CMP. Configura as propriedades de PersistenceManagerFactory se o JNDI-name do recurso CMP se referir a um recurso JDBC. Clique em Novo para abrir a caixa de diálogo Propriedade e adicionar uma propriedade.
Propriedades do gerador de esquema. Especifica os mapeamentos do tipo específico de campo e define a propriedade de use-unique-table-names. Clique em Novo para abrir a caixa de diálogo Propriedade e adicionar uma propriedade.