Assim que a execução do programa for interrompida, você pode percorrer as linhas de código usando os seguintes comandos no menu Depurar ou na barra de ferramentas:
Passar por cima (F8). Executa uma linha de código-fonte. Se a linha de código-fonte contiver uma chamada, executa a rotina inteira sem seguir as instruções individuais.
Passar dentro (F7). Executa uma linha de código-fonte. Se a linha de código-fonte contiver uma chamada, o IDE pára antes de executar a primeira instrução da rotina. Você também pode iniciar uma sessão de depuração com o comando Passar dentro. A execução do programa é interrompida na primeira linha depois da rotina main antes de quaisquer alterações terem sido feitas no estado do programa.
Passar fora (Ctrl-F7). Executa uma linha de código-fonte. Se a linha de código-fonte fizer parte de uma rotina, executa as linhas restantes da rotina e retorna o controle ao chamador da rotina.
Observações:
Por padrão, o IDE executa todas as chamadas das classes JDK. Para entrar nas classes JDK ao depurar, escolha Janela > Depuração > Códigos-fonte (Alt-Shift-8). A janela de códigos-fonte lista todos diretórios de fontes na classpath do projeto. Marque a caixa de seleção para os códigos-fonte de JDK para que o depurador entre nos códigos-fonte do JDK.
Para
, você define o JDK de destino no script Ant e especifica a versão do código-fonte na caixa de diálogo Propriedades do projeto. Quando você entra nas classes JDK, o IDE procura nas plataformas registradas no Gerenciador plataformas Java uma plataforma Java com a versão de código-fonte correspondente. Se nenhuma plataforma Java correspondente for localizada, o IDE abrirá o código-fonte para a plataforma padrão do IDE.
Se houver um projeto de forma livre na classpath de outro projeto, é necessário declarar os arquivos de saída do projeto de forma livre para entrar nas classes do projeto. Para declarar arquivos de saída, clique com o botão direito do mouse no nó do projeto de forma livre e escolha Propriedades. Em seguida clique em Saídas e especifique o arquivo de saída para cada pasta da fontes.