Use a seção Servlet do editor visual web.xml para adicionar, remover e exibir as informações de implantação dos servlets e, opcionalmente, dos arquivos JSP do aplicativo da Web.
Consistem em classes Java que podem ser carregadas dinamicamente em um servidor e executadas por este para estender o conjunto de recursos. São úteis em tarefas que envolvem o processamento de solicitações HTTP. Também são úteis em tarefas que ainda não geram respostas HTTP ou que geram respostas HTTP relativamente simples. Os servlets usam a API javax.servlet.
Para implantar um servlet, você deve registrá-lo no arquivo web.xml. Ao fazer isso, você proporciona as informações que o servidor precisa para implantar o servlet. Você informa ao servidor, por exemplo, que classes devem ser carregadas para a implantação do servlet.
A tecnologia JSP foi concebida para simplificar o processo de criação de servlets. De fato, a principal função dos servlets é gerar saídas em HTML nos casos em que as partes dinâmicas possam ser encapsuladas. Os servlets são gerados por páginas JSP quando compilados. Em muitos aplicativos, a resposta enviada ao cliente é uma combinação de dados de modelo e dados gerados dinamicamente. Neste caso, é mais fácil trabalhar com páginas JSP do que fazer tudo com servlets.
Ao contrário dos servlets, o servidor implanta automaticamente os arquivos JSP, portanto não é necessário registrar os arquivos JSP no arquivo web.xml para implantá-los. No entanto, se registrar um arquivo JSP no arquivo web.xml, você pode usar os elementos de servlet para definir os mapeamentos e os parâmetros de inicialização do arquivo JSP, exatamente como se fosse um servlet.
Antes de registrar um servlet ou um arquivo JSP no arquivo web.xml, você pode criar o servlet ou criar o arquivo JSP no assistente para Novo arquivo, ou importá-lo dos códigos-fonte existentes. Você pode usar o painel Configurar implantação de servlet do assistente para Novo arquivo para registrar um servlet. Se ainda não tiver registrado um servlet ou se quiser modificar as informações de implantação do servlet registrado, use a exibição Servlets do editor visual web.xml. Observe que não é possível usar o assistente para Novo arquivo para registrar arquivos JSP.
Para abrir o editor visual web.xml na janela Projetos, clique no nó Páginas da Web e, em seguida, no nó WEB-INF e clique duas vezes no arquivo web.xml. Clique em Servlets na parte superior do editor para abrir a exibição Servlets.
Primeiramente, clique em Adicionar elemento servlet para definir o elemento servlet com as seguintes propriedades:
Ao clicar em OK, os valores inseridos são exibidos na seção Servlets. Como opção, você pode especificar a ordem de inicialização dos servlets no aplicativo. Na caixa de edição Ordem de inicialização, digite um inteiro indicando a ordem na qual os servlets devem ser carregados.
Parâmetros de inicialização
A seguir, clique em Adicionar no elemento servlet e defina os parâmetros de inicialização:
Referências da função de segurança
Outra opção é clicar em Adicionar que está em Referências da função de segurança para que o servlet adicione as referências da função:
Observe que, ao clicar em Remover na parte superior da seção Servlet, você remove do arquivo web.xml as definições do servlet ou do arquivo JSP, porém não remove o servlet ou o arquivo JSP propriamente dito. Para excluir o servlet ou arquivo JSP, clique com o botão direito do mouse na janela Projetos e escolha Excluir.