A API de persistência de Java manipula a forma em que dados relacionais são mapeados para objetos de entidade persistente, a forma em que esses objetos são armazenados em um banco de dados relacional e a forma em que o estado da entidade é persistente. A API de persistência de Java é definida como parte das especificações de Java EE 5, mas também pode ser usada em ambientes de Java SE.
Os seguintes recursos fazem parte da API de persistência de Java:
Para obter mais informações sobre o uso de persistência de Java em aplicativos Java SE e sobre a implantação de recipientes não-Java EE 5, consulte Adicionando suporte para persistência de Java.
Embora não seja necessário especificar descritores XML adicionais, você tem a opção de usá-los como uma alternativa a anotações ou para suplementar ou substituir algumas anotações. O uso de um descritor XML pode ser útil na externalização da informações de mapeamento relacional de objeto. Além disso, descritores múltiplos podem ser úteis na adaptação de informações de mapeamento relacional de objeto para diferentes bancos de dados.