Os serviços da Web são componentes de aplicativos distribuídos que estão em conformidade com padrões que os torna externamente disponíveis. Resolvem o problema da integração dos vários aplicativos de computadores desenvolvidos independentemente e podem ser executados em diversas plataformas de software e hardware. A proliferação de ambientes distribuídos vem exigindo cada vez mais que as empresas sejam capazes de expor toda ou parte da funcionalidade de um aplicativo a outros aplicativos de uma rede aberta.
A promessa da arquitetura dos serviços da Web é permitir conectar aplicativos desenvolvidos em diferentes plataformas e em diferentes linguagens de programação. Isto só pode funcionar se os vendedores entrarem em um acordo quanto aos padrões comuns.
Há dois modelos de programação de serviços da Web, aos quais o IDE oferece suporte. O primeiro é específico para a especificação Java EE 5, enquanto que o segundo é específico para a especificação J2EE 1.4:
Para posteriores informações sobre serviços da Web JAX-WS, consulte Sobre os serviços da Web JAX-WS
Para posteriores informações sobre serviços da Web JAX-RPC, consulte Sobre os serviços da Web JAX-RPC
Ambos modelos de programação estão baseados nas três especificações seguintes:
SOAP (Simple Object Access Protocol). Define o mecanismo através do qual um serviço da Web é chamado e como os dados são devolvidos. Para obter informações detalhadas, consulte a especificação do SOAP 1.1.
WSDL (Web Service Definition Language). Descreve a interface externa de um serviço da Web. Para obter informações detalhadas, consulte a especificação do WSDL 1.1.
Os registros UDDI (Universal Discovery, Description, and Integration) contêm informações sobre os serviços da Web, incluindo o local dos arquivos WSDL e o local dos serviços de execução. O IDE não permite publicar serviços da Web ou navegar um registro UDDI, embora os arquivos WSDL usados possam vir de várias fontes, incluindo um registro UDDI.