Um método empresarial consiste em um método dentro de um Enterprise Bean que desempenha algumas funções e pode ser chamado da parte exterior do Bean. Os métodos empresariais são escritos na classe do Bean e expostos através das interfaces locais ou remotas. Se um método empresarial deve ser chamado pelos Beans e pelos clientes que se encontram em execução na mesma JVM (no mesmo servidor), eles são registrados na interface local do Bean. Se o método deve ser chamado de um cliente remoto, ele é registrado na interface remota do Bean.
Os métodos empresariais de um Bean de sessão definem normalmente as tarefas que o Bean realiza para os clientes. Não estão necessariamente associados aos dados de um banco de dados.
Na programação do EJB 2.1, um Bean de entidade representa um objeto empresarial persistente cujos dados são armazenados em um banco de dados. O Bean adiciona determinado comportamento a tais dados. Portanto, os métodos empresariais de um Bean de entidade são normalmente métodos acessadores e modificadores que permitem ler e atualizar as informações de um banco de dados que representa um conceito empresarial. Os métodos empresariais do Bean de entidade são quase sempre métodos locais, já que os clientes remotos devem acessar um Bean de entidade somente através de um Bean de sessão de fachada.
Você pode gerar métodos empresariais no IDE. Para isso, clique na classe do Bean no Editor de código, em seguida, clique com o botão direito do mouse no corpo da classe e escolha Métodos EJB > Adicionar método comercial. Você também pode apenas codificar um método regular, clicar com o botão direito do mouse no método e escolher Adicionar à interface local/remota.
Ao criar um Enterprise Bean EJB 2.1 (J2EE 1.4), o IDE cria uma interface BeanInterfaceBusiness especial na qual são registrados os métodos empresariais. A interface do Bean amplia a interface Business e a classe do Bean implementa a interface do Bean e a interface RemoteBusiness.
A vantagem desta abordagem é que permite separar a lógica empresarial da lógica de implementação e também permite verificar em tempo de compilação que o Bean implementa as dadas interfaces. Se desejar registrar os métodos empresariais diretamente nas interfaces do Bean, exclua os arquivos de interface Business. Em seguida, edite a interface do Bean para que não amplie a interface Business e edite a classe do Bean para que não implemente a interface Business.
Ao trabalhar com Enterprise Beans EJB 3.0 (Java EE 5), não é necessária uma interface empresarial separada. Enterprise Beans EJB 3.0 são objetos Java regulares e, portanto, têm somente as interfaces remota e local.