Antes de distribuir um aplicativo rich client, é necessário levar em conta se você deseja que ele se pareça com NetBeans. Por exemplo, o aplicativo rich client usa a tela de abertura do NetBeans por padrão. A marcação, o estágio final antes de criar pacotes de distribuição, envolve tomar decisões como, por exemplo, sobre a aparência da tela de abertura e se o aplicativo incluirá ou não uma barra de progresso durante a inicialização. Na caixa de diálogo Propriedades do projeto do projeto de conjunto de módulos, você define essas configurações, como descritas em Marcando um aplicativo rich client.
Enquanto efetuar a marcação, leve também em conta se o aplicativo rich client precisará de todos os módulos usados pelo IDE. Por exemplo, se o aplicativo rich client não for um editor, não serão necessários os módulos relacionados à funcionalidade do editor. Da mesma forma, é improvável que todos os itens de menu e os botões da barra de ferramentas do IDE serão necessários para o aplicativo.
Após o aplicativo rich client ser marcado, você poderá distribuí-lo na Wen como um aplicativo JNLP inicializável na Web. Como alternativa, poderá distribuir o arquivo ZIP. Para obter detalhes, consulte Construindo um aplicativo JNLP e Construindo uma distribuição de ZIP. Atualizações dos módulos que constituem um aplicativo rich client podem ser distribuídas através da Central de atualizações.